Associação Brasileira de Bem-Estar Animal (ABBEA) foi apresentada, nesta quarta-feira (15), como a primeira entidade multissetorial dedicada à promoção do bem-estar animal no país
A Associação Brasileira de Bem-Estar Animal (ABBEA) foi oficialmente lançada em São Paulo, dia 15 de Outubro, em evento realizado no Club Transatlântico, que reuniu cerca de 250 convidados entre pesquisadores, especialistas, representantes de organizações da sociedade civil, do agronegócio, e lideranças empresariais. A entidade nasce como a primeira organização multissetorial, técnica e independente dedicada exclusivamente ao bem-estar animal no Brasil, com o propósito de fortalecer o tema como um valor ético, científico, econômico e social em todo o território nacional.
Desde o início, a ABBEA nasce plural, reunindo profissionais de áreas como medicina veterinária, direito, comunicação, agronegócio e gestão: diferentes trajetórias unidas por uma mesma causa. Com o lema “Quem trata melhor os animais gera valor”, a ABBEA busca integrar a ciência e o desenvolvimento sustentável, estimulando práticas inovadoras e responsáveis em todos os setores que envolvem a interação com os animais.
Durante a cerimônia de lançamento, o presidente da instituição, Thomas Timm, destacou que o bem-estar animal já ocupa um papel estratégico nas agendas globais de sustentabilidade. Ele lembrou que temas como as exigências do mercado internacional, o Acordo União Europeia–Mercosul, os princípios ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU estão entre as prioridades da nova associação.
“Além de promover o bem-estar animal como valor ético, científico e econômico, queremos estabelecer uma plataforma de diálogo entre governo, empresas, academia e sociedade civil. Buscamos fazer do respeito aos animais um pilar da sociedade brasileira e da imagem do Brasil no mundo”, afirmou Timm durante o evento.
A ABBEA é composta por nove fundadores com atuação reconhecida em diferentes setores, incluindo o presidente Thomas Timm, o vice-presidente Paulo Maiorka (responsável pela área de Cooperação Científica), Carmen Perez (coordenadora do Comitê de Animais de Grande Porte), Cristiane Schillbach Pizzutto (liderança do Comitê de Animais Silvestres), José Luiz Tejon (Comunicação), Maria Angela Sanches Fessel (Medicina Veterinária do Coletivo), Marcos Chaves Ladeira (Assuntos Legais), Jörg Hartung (Cooperação Internacional) e Stefan Timm (Gerente Executivo e editor do Compendium Animalis).
O evento também prestou homenagem póstuma ao zootecnista e professor Mateus Paranhos, referência internacional na área, com a entrega do Prêmio ABBEA 2025.

Cooperação internacional e legislação
O vice-presidente da ABBEA, Paulo Maiorka, médico-veterinário e professor da Universidade de São Paulo (USP), destacou o papel da cooperação científica internacional na consolidação da nova entidade.
“Após cinco anos de estudos com a Universidade Hannover, na Alemanha, conseguimos reunir representantes de quase todas as espécies para ajudar, especialmente, os animais do Brasil”, ressaltou o acadêmico, lembrando que o diferencial da ABBEA está em sua capacidade de conectar diferentes setores e olhares em torno de um propósito comum: promover o bem-estar de todos os animais, do laboratório à floresta.
A pauta legislativa também teve destaque nas apresentações. O advogado Marcos Chaves Ladeira, que está à frente da área jurídica da ABBEA e integra o grupo de fundadores, enfatizou a importância de unir esforços para fortalecer políticas públicas e leis voltadas à causa animal.
“A mudança só ocorrerá se houver maior união. Precisamos pressionar governantes e legisladores para o aprimoramento das leis. Vale lembrar que a nossa Constituição Federal, há 37 anos, já pregava a necessidade de uma adequada proteção da nossa fauna e flora, bem como o cuidado no trato com os animais”, ressaltou o advogado.
Informação como pilar
Responsável pela área de Comunicação da ABBEA, o jornalista e publicitário José Luiz Tejon reforçou o papel estratégico da entidade na produção e difusão de informação qualificada.
“Queremos contribuir com debates baseados em informações atualizadas, esclarecedoras e que provoquem consciência”, afirmou Tejon durante o lançamento.
Na mesma linha, a médica-veterinária Cristiane Schilbach Pizzutto, responsável pelo Comitê de Animais Silvestres da ABBEA, alertou para o impacto do tráfico de fauna no Brasil e apontou a importância da educação e da informação como ferramentas de transformação.
“Anualmente, cerca de 38 milhões de animais são retirados das florestas brasileiras, e aproximadamente 60 milhões de peixes são extraídos da Amazônia. A ABBEA será uma ponte para educar e informar a sociedade, promovendo boas práticas de manejo como forma de combater o comércio ilegal de animais”, ressaltou.
Entre os fundadores, Carmen Perez, responsável pelo Comitê de Animais de Grande Porte, destacou a importância da ABBEA na construção de perspectivas coletivas no cuidado com os animais:
“Há 18 anos, comecei a falar sobre o bem-estar animal no agronegócio, e algo que, com o tempo, eu pude compreender é que toda perspectiva é construída. E construir uma nova perspectiva coletiva não é algo que se faz sozinho: é fundamental que diferentes realidades sejam compartilhadas, ampliadas e enriquecidas. É por isso que uma iniciativa como a ABBEA é tão importante. Quando eu assumi a Fazenda Orvalho das Flores (MT), há 23 anos, comecei a implantar as boas práticas de bem-estar animal. Hoje, os impactos positivos podem ser percebidos nos animais, nas pessoas que trabalham na fazenda e nos resultados do negócio. Por isso, eu digo com muita convicção que realmente quem trata melhor os animais gera valor”.
Próximos passos
Com o lançamento, a ABBEA inicia um plano de ações que se estende ao longo de 2026. Em janeiro, será implementado o plano associativo, que definirá diretrizes e metas de atuação da entidade. Em maio, será a vez do Encontro Brasileiro de Bem-Estar Animal 2026, do Prêmio ABBEA 2026 e do Prêmio Animal do Ano 2026. Já em agosto, a associação lançará o seu primeiro relatório anual – o Status do Bem-Estar Animal no Brasil – e participará da feira Pet South America. Encerrando o ano, em novembro, a ABBEA marcará presença no congresso internacional Don’t Forget The Animals 2026, consolidando sua atuação no cenário global do bem-estar animal.
Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nosso outros artigos em:
Digivets
Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets









