Uma dúvida frequente entre os tutores de felinos: a tosa de gatos é realmente indicada? Por ser algo comum no mundo dos amigos cães, às vezes essa questão martela a mente das pessoas que convivem com os...
Fale com o público do seu negócio!
Uma dúvida frequente entre os tutores de felinos: a tosa de gatos é realmente indicada? Por ser algo comum no mundo dos amigos cães, às vezes essa questão martela a mente das pessoas que convivem com os bichanos.
Apesar das inúmeras diferenças entre as espécies, desta vez os primos se coincidem em partes, e a resposta para a pergunta é sim, dependendo da ocasião a tosa de gatos é indicada. Vale ressaltar que ao procedimento realizado nos felinos é totalmente diferente daquele realizado em cães. Para entender tudo sobre a tosa de gatos, leia abaixo algumas recomendações.
A realização da tosa de gatos deve variar de raça para raça, isso porque existem diferentes tipos de pelagem e necessidades individuais que ditam a forma como será feita a tosa. Além disso, o local em que ele vive é preponderante, tendo em vista que a alta temperatura em casos de pelos mais longos pede um procedimento para que ele fique mais à vontade. Gatos angorá, por exemplo, têm muito pelo e podem se incomodar em estações mais quentes. Sendo assim, a escovação diária pode ser eficiente para aliviar o calor do felino, além de outros cuidados para atenuar a temperatura corporal.
De qualquer forma, é sempre necessário consultar um médico veterinário antes de realizar a tosa de gatos, que poderá te indicar perfeitamente se a sua raça de felino precisa ou não do procedimento de acordo com a região em que você mora. Vale atentar para o caso em que a quantidade de pelos do gato atrapalhe as suas atividades comuns do dia a dia, como fazer as necessidades sem se sujar, andar sem escorregar ou enxergar.
A melhor maneira de tosar gatos é por meio da tosa higiênica, aparando apenas os pelos nas regiões dos olhos, da perianal e das patas. No caso de felinos com muito pelo, essa tosa auxilia muito no seu bem-estar, já que muitas vezes o excesso de pelos atrapalha nas tarefas do dia a dia.
No caso da recomendação da tosa tradicional, ela deve ser realizada com maquininha ou tesoura, de forma que mais áreas do corpo sejam aparadas. Também é recomendado que não seja feita tão próxima à pele do animal, já que pode machucar o gato
A recomendação é que a tosa seja realizada com um tosador especialista, pois fazer em casa torna maior o risco de machucar o bichano. Não apenas o gato, mas quem estiver aparando também pode sair ferido. Não leve seu felino em qualquer pet shop comum. O serviço é indicado que seja feito com alguém de confiança.