O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, abriu com a citação acima a 367º Sessão Plenária Ordinária, realizada de forma híbrida na terça-feira (28).Entre as entregas mencionadas pelo presidente e que constam no planejamento para este ano, estão a nova cédula profissional física, em cartão policarbonato, e a versão […]
Fale com o público do seu negócio!
O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, abriu com a citação acima a 367º Sessão Plenária Ordinária, realizada de forma híbrida na terça-feira (28).
Entre as entregas mencionadas pelo presidente e que constam no planejamento para este ano, estão a nova cédula profissional física, em cartão policarbonato, e a versão digital, disponível no aplicativo CFMV. O documento é emitido aos médicos-veterinários e zootecnistas que realizarem o recadastramento do Sistema CFMV/CRMVs, iniciado em janeiro de forma gratuita para os profissionais que já são inscritos. Além disso, a reforma da sede do conselho, em Brasília, deverá ser concluída em outubro, de acordo com Cavalcanti.
As questões que impactam a qualidade do ensino da Medicina Veterinária, como a abertura desenfreada de novos cursos e o ensino à distância (EaD), também foram contempladas na pauta discutida pelos diretores e conselheiros da entidade.
A constante vigilância pela valorização das profissões representadas é uma bandeira permanente defendida pela atual gestão do conselho federal. Nessa direção, a autarquia encaminhou, no dia 27, um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), pedindo a rejeição do Projeto de Lei nº 3.081/2022, que extingue a regulamentação de diversas profissões, inclusive a Medicina Veterinária. Cópias do mesmo documento serão direcionadas aos demais deputados.
Outros assuntos
Durante a reunião, a Diretoria Executiva e os conselheiros nomearam os delegados observadores dos processos eleitorais que ocorrerão, em 2023, em sete conselhos regionais: para o Rio Grande do Norte, irá a vice-presidente do regional do Maranhão, Francisca Neide; em Pernambuco, será o presidente do CRMV de Sergipe, Eduardo Caldas; no pleito do Rio de Janeiro, comparecerá o presidente do conselho do estado da Bahia, Altair Oliveira; no Mato Grosso, vai o presidente do CRMV de Goiás, Rafael Vieira; na eleição do Paraná, o delegado observador será o presidente do regional de São Paulo, Odemilson Mossero; em Goiás, irá o presidente do CRMV-DF, Jadir Costa Filho; e para o processo eleitoral do Pará irá o assessor especial da Presidência do CFMV, Rodrigo Montezuma.
A pauta da 367ª Sessão Plenária Ordinária contemplou também assuntos administrativos pertinentes ao CFMV, à Medicina Veterinária e à Zootecnia. Além disso, o plenário aprovou as reformulações orçamentárias dos conselhos regionais de Santa Catarina e do Piauí para o exercício de 2023.
Participação
Para a realização dessa sessão plenária, participaram de forma presencial, além do presidente, o secretário-geral, Helio Blume, e o tesoureiro do CFMV, José Maria Filho.
A reunião contou com a presença, via plataforma Zoom, da vice-presidente, Ana Elisa Almeida, e dos conselheiros Célio Garcia, Júlio Peres, Marcelo Teixeira, Paulo Guerra, Olízio Silva, Marcílio Oliveira; e do conselheiro Wirton Costa, que participou no período da tarde como relator de um processo administrativo.
Departamento de Comunicação do CFMV