Por Digivets

Janeiro 15, 2025

plano anual de fiscalização

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) divulgou oficialmente o Plano Anual de Fiscalização (PAF) para o ano de 2025.

O documento está alinhado às diretrizes do Plano Nacional de Fiscalização, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), e busca padronizar as ações de fiscalização nos Conselhos Regionais em todo o Brasil.

Com a proposta de promover uma supervisão mais eficiente das atividades profissionais, o plano define prioridades e metas a serem alcançadas ao longo do ano.

Segundo o diretor técnico do CRMV-SP, Leonardo Burlini, o plano foi desenvolvido para reforçar a prática ética nas profissões de médico-veterinário e zootecnista, protegendo a sociedade e valorizando o compromisso profissional.

A presidente do CRMV-SP, Daniela Chiebao, ressalta que a fiscalização eficaz garante que os profissionais sigam as normas vigentes, promovendo a saúde animal e, como consequência, a saúde pública.

O Plano Anual de Fiscalização 2025 também inclui estratégias como o fortalecimento do atendimento às denúncias, a definição de roteiros de fiscalização, além de um cronograma para treinamento e capacitação da equipe responsável.

Outro ponto relevante do plano é a realização de um mapeamento de riscos associados às profissões, o que permitirá um direcionamento mais preciso das ações de fiscalização.

Este planejamento reflete o empenho do CRMV-SP em assegurar a qualidade do exercício profissional e o cumprimento das normas estabelecidas, em conformidade com as orientações do Tribunal de Contas da União (TCU).

Para mais detalhes, acesse o Plano Anual de Fiscalização 2025 e visite o site oficial do CRMV-SP.

Compartilhar Post

Artigos relacionados

Dia do Pecuarista: como o compromisso com o bem-estar animal pode impulsionar a produtividade no campo

No dia 15 de julho, Dia do Pecuarista, a Zoetis, manifesta sua admiração e respeito pelos mais de 1,37 milhões de trabalhadores no Brasil que dedicam sua vida ao cuidado com os rebanhos, à geração de alimentos e ao fortalecimento da economia nacional. A atuação desses profissionais permite que o Brasil seja o maior exportador, segundo maior produtor e terceiro maior consumidor de carne bovina do mundo.

Ler mais

O que os dados revelam sobre os hábitos dos tutores de pets no Brasil

A Budz – startup brasileira do setor pet – reuniu dados sobre os hábitos e interesses dos tutores de cães e gatos no país, com base na interação dos usuários com a plataforma.
Entre as raças mais cadastras, os SRDs (sem raça definida), que são popularmente conhecidos como vira-latas, lideram os cadastros, tanto cães quanto gatos, reforçando assim, o carinho dos brasileiros por pets adotados ou sem pedigree.

Ler mais

Interesse por pets não convencionais cresce mais que procura por cachorros no Brasil

Resguardados por leis de proteção à fauna, os pets não convencionais estão entre os que mais requerem acompanhamento especializado. Segundo a Abinpet, em 2024, o segmento de serviços veterinários se destacou no mercado nacional, movimentando sozinho R$7,7 bilhões, uma alta de 16% em relação ao ano anterior. Com a popularização de tais pets nos lares brasileiros, quem se preocupa com o cuidado deles vê uma oportunidade de crescimento.

Ler mais