Por Digivets

Setembro 5, 2025

Capaz de imunizar os embriões, a técnica reduz até 10% nos custos operacionais e aumenta o desempenho, sustentabilidade e rentabilidade das produções avícolas

A vacinação in ovo é uma estratégia que vem transformando a produção avícola há mais de 30 anos, proporcionando imunidade precoce aos embriões, maior produtividade e redução significativa de custos. A técnica é utilizada atualmente em mais de 90% dos incubatórios comerciais nos Estados Unidos, Europa e Ásia, imunizando cerca de 20 bilhões de frangos por ano ao redor do mundo.  

A imunização ocorre antes da eclosão, garantindo ganhos de sanidade e eficiência, e protegendo o animal desde os primeiros dias. De acordo com Eduardo Muniz, Gerente Técnico de Aves da Zoetis, “o processo de vacinação in ovo, além de proporcionar a imunidade necessária no momento ideal, contribui para maximizar a produtividade das granjas”. 

A automação do processo elimina variabilidades operacionais e é um dos grandes diferenciais da tecnologia. Equipamentos como o Inovoject® NXT, da Zoetis, líder mundial em saúde animal, permite que os embriões recebam proteção contra doenças como Marek e Gumboro antes mesmo do nascimento, reduzindo significativamente o estresse dos pintinhos e promovendo uma resposta imunológica mais robusta. A plataforma oferece sensores que monitoram o nível de vacina e desinfetante, garantindo a desinfecção sistemática das agulhas a cada injeção, o que garante a segurança biológica.  

“Com as plataformas para injeção automatizada é possível vacinar até 50 mil ovos por hora, reduzindo a variabilidade humana com altíssimos níveis de precisão e controle, otimizando a eficiência do incubatório”, afirma Muniz. 

Com a diminuição da necessidade de mão de obra especializada para vacinação manual e o aumento da eficiência do incubatório, as granjas observam uma redução de até 10% nos custos operacionais, conforme levantamentos da Zoetis. O impacto, além de financeiro, também se reflete no bem-estar animal. Ao simular o ambiente natural de incubação — com temperatura, umidade e ventilação ideais — e realizar a vacinação ainda dentro do ovo, o processo evita o estresse dos pintinhos recém-nascidos, resultando em aves mais protegidas, uniformes e com melhor desempenho zootécnico, fatores determinantes para maximizar a rentabilidade da produção. 

A tecnologia da vacinação in ovo reforça a atenção à sanidade na granja e se consolida como uma ferramenta indispensável para elevar o desempenho, a sustentabilidade e a rentabilidade das produções avícolas. “Nosso objetivo é sempre apoiar o produtor para que ele alcance o máximo de eficiência com práticas seguras e inovadoras. A vacinação in ovo é uma aliada fundamental para transformar desafios em resultados concretos”, conclui o Gerente Técnico. 

Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nosso outros artigos em:
Digivets

Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets

Compartilhar Post

Artigos relacionados

Zoonoses

Zoonoses exigem atenção das famílias multiespécies e dos profissionais de saúde

A convivência próxima entre humanos e animais de estimação é uma realidade consolidada no Brasil, onde estatisticamente há 1,8 animal de estimação por residência, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e do IBGE. Apesar dos pontos positivos dessa interação é essencial o alerta sobre a necessidade de conhecimento e prevenção de zoonoses, como leptospirose, esporotricose, febre maculosa e toxoplasmose.

Ler mais

Wigow investe R$ 8 milhões em linha de suplementos para pets

O ex-CEO da Alpargatas, Roberto Funari, estreia no mercado pet com uma nova aposta: o lançamento da Wigow, linha de suplementos e vitaminas para cães com preços até 30% mais baixos por dose/grama que os praticados atualmente. A novidade chega ao mercado no próximo dia 31 de julho e é 100% produzida no Brasil.

Ler mais

Dados revelam tutores de pets mais atentos e conectados

Com base em dados proprietários de mais de 150 mil usuários, a Budz identificou insights sobre a rotina dos tutores e suas principais preocupações no cuidado diário com cães e gatos.

A análise dos artigos mais acessados revela que tutores de cães e gatos buscam, principalmente, informações sobre comportamento e saúde básica.

Ler mais