Os principais destaques do segundo dia de trabalhos do 30° Congresso da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP) foram:
MSD Symposium – Doenças Vetores: Um mundo em constante transformação demanda nova abordagem preventiva
O simpósio abordou as doenças transmitidas por vetores em animais de companhia (como leishmaniose, babesiose e outras zoonoses), num cenário global em rápida mudança — marcado por alterações climáticas, expansão urbana, mobilidade de espécies e resistência crescente. A palestra propôs uma discussão sobre uma visão atualizada e preventiva, demandando uma revisão das estratégias tradicionais de controle.
O moderador do foi o Dr. Filipe Dantas-Torres, renomado pesquisador da FIOCRUZ-PE e autoridade em parasitologia veterinária e zoonoses vetoriais. Dentro das discussões foram abordadas a evasão clássica de vetores e o surgimento de vetores emergentes em regiões até então controladas; a necessidade de adotar uma abordagem integrada, combinando manejo ambiental, monitoramento entomológico e vacinação, sempre alinhada ao princípio One Health.
Foram discutidas abordagens inovadoras e eficazes no enfrentamento de doenças vetoriais em pets, especialmente num contexto tropical. Destacou-se a importância de estimular quadros de cooperação entre veterinários, entomologistas, pesquisadores e indústria, visando protocolos preventivos otimizados e sustentáveis.
E sobretudo, fortalecer o papel do veterinário como protagonista na defesa sanitária e saúde pública, via práticas preventivas integradas.
Simpósio Conjunto da FAO e Fundação Gates
Com o tema One Health Approach to Integrated Vector Control: Safeguarding Food Security, Global Health and the Environment o simpósio destacou a abordagem One Health para o controle integrado de vetores, enfatizando sua relevância para a segurança alimentar, a saúde global e a preservação ambiental.

Os trabalhos foram abertos por uma fala do Médico Veterinário Thanawat Tiensin, Diretor da Divisão de Produção e Saúde Animal e Veterinário Chefe da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação da FAO, que situou o enorme desafio do controle das Doenças Causadas por Vetores (DCV) em tempos de mudanças climáticas.
Na sequência o Dr. Matthew Baylis da Universidade de Liverpool abordou o controle das DCV do ponto vista ambiental. E o aumento da temperatura do planeta vem atuando nos 3 fatores que influenciam os riscos das populações humanas e animais serem atingidos pelas DCV: a competência do vetor em transmitir a doença, a taxa de ocorrência hospedeiro/ vetor e a capacidade vetorial do parasita. A temperatura atua diretamente sobre o aumento das populações dos parasitas, e sobre sua taxa de picadas, de mortalidade e infectividade.

Um ponto interessantíssimo a apresentação foi a constatação da Holanda como polo de difusão de novas doenças emergentes na Europa. Por quê? Aparentemente devido ao papel central desse país no mercado global de flores! Sim, porque ao receber flores resfriadas da América Latina e África, muitas vezes mosquitos vetores são introduzidos desta forma.
Florence Fouque é Médica Entomologista da OMS e abordou as novas estratégias de controle de vetores voltadas à saúde global, dentro do conceito de One Health. Considerando-se que 80% da população mundial estão sob risco de serem acometidos por uma DCV, tais métodos ganham extrema relevância. Um dos pontos de destaque destas novas tecnologias é a utilização de vetores transgênicos e modificados para serem estéreis que substituam ou prejudiquem as populações selvagens.
Finalmente o representante do Ministério da Agricultura Marcelo de Andrade Mota (MAPA, Brasil) que apresentou a – perspectiva sul-americana do controle de vetores em animais de produção, com foco na pecuária.

O simpósio buscou integrar ciência, políticas públicas e práticas de campo, reforçando que o manejo de vetores não é apenas um tema de saúde, mas também de sustentabilidade agrícola e segurança alimentar.
Detalhes do WAAVP :
- Data: 17 a 21 de agosto de 2025
- Local: Viasoft Experience
- Endereço: R: Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
- Site: https://waavp2025.com/
- Compre seu ingresso pelo link: https://waavp2025.com/pages/registration.html
Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo veterinário leia nosso outros artigos em:
Digivets
Quer uma curadoria de conteúdo no seu email?
Assine nossa News no LinkedIn Newsletter Digivets